segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Das vivências


As chaves de discussão pretendidas para o ciclo de palestras do EREA Ceará 2011 são: Contextualização e Gestão, Impactos Psicosociais e Urbanos, Impactos Ambientais, Atuação e Próatividade e, por fim, O Objeto Arquitetônico e o Processo Criativo.

Todas pensadas para abordar a produção do espaço atravessando a escala global para a mais local, focando na problemática da instalação do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) e suas consequências imediatas e a longo prazo nas comunidades afetadas.

A pretensão da Comissão Organizadora é de fazer um evento interligado, que faça com que o participante realmente se integre ao lugar e que vai estar ocupando e realmente entenda e, ainda mais, sinta o que ali está acontecendo.

Então, a idéia é essa: as vivências e visitas que ocorrerão durante os dias do evento serão linkadas com as discussões que ocorrerão a noite, assim o estudante terá nas mãos uma experiência concreta do que será abordado e estudado.

As vivências:


Dia 17/01/2011 - Segunda-feira


Contextualização e gestão.


Visita guiada aos equipamentos do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) - Será feita uma rota passando pelas indústrias já instaladas, pontos de maior importância e, por fim, entraremos no Porto do Pecém para conhecer suas instalações.


Dia 18/01/2011 - Terça-feira


Impactos psicosociais e urbanos.


Visitaremos assentamentos de comunidades que já foram relocadas devido ao processo de instalação do CIPP e comunidades que permanecem em seus lugares mas vivem sob a influência desse equipamento. A idéia é ver na prática e entender as mudanças ocorridas diretamente no espaço e na vida daquelas pessoas.


Dia 19/01/2011 - Quarta-feira


Impactos ambientais.


Vivência I - Tipos de ocupação e impactos na orla - Será feita uma rota em parte do litoral oeste (onde localiza-se o CIPP) com o intuito de observar e estudar os tipos de ocupação da região e seus impactos sobre o ecossistema local.


Vivência II - Legislação ambiental - Faremos uma visita a ocupações ilegais de beira de praia, em sua maioria barracas prestadoras de serviço. Seremos guiados pelo gerente da APA do Lagamar do Cauípe. A idéia da Comissão é levar mais uma contrapartida a comunidade, pois no mesmo dia, a tarde, seria feita uma atividade de projeto onde faríamos uma proposta física para essas ocupações. Em área permitida e com materiais que não agredissem ao local que ainda é bem paradisíaco.



Dia 20/01/2011 - Quinta-feira


Atuação e Próatividade.


Apresentação do Comitê Territorial - iremos como convidados a uma das reuniões do Comitê Territorial, grupo de reúne as principais lideranças das comunidades locais, eles são o verdadeiro movimento de base que luta pelas necessidades e tradições de sua população. Entenderemos a dinâmica de seu trabalho e como se organizam para fazer as cobranças necessárias ao poder público e as entidades particulares que intervém em sua região.



Dia 21/01/2011 - Sexta-feira


O objeto arquitetônico e o processo criativo.


Arquitertura Industrial - Visita guiada as instalações da Wobben, indústria que produz peças de aerogeradores. O objetivo é entender um pouco sobre mais esse ramo de nossa profissão. Seremos guiados pelo arquiteto cearense Herbert Rocha, especialista no ramo e um dos maiores colaboradores do projeto do Centro de Informações e Referência (CIC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário