domingo, 10 de outubro de 2010

Da programação prévia


O EREA Ceará 2011 tem como tema “Do risco ao risco”. De maneira poética pensamos que essa frase resume todo o processo e consequências do trabalho do arquiteto urbanista: a produção do espaço.

Da idealização, ou primeiro risco, passa-se por caminho cauteloso que deverá ser de muito estudo e sensibilidade para, enfim, chegar-se ao segundo risco, aquele que marca a paisagem: o objeto arquitetônico ou o espaço construído.

A proposta do nosso encontro é estudar esse caminho entre os dois riscos, a partir da problemática local em que estamos inseridos (o Complexo Industrial e Portuário do Pecém), pretendemos estudar os impactos sofridos, em várias escalas, o social, o ambiental e o urbano de uma comunidade que tem sua realidade modificada por nosso trabalho.

Adaptando a temática para o evento, foram criadas cinco chaves de discussão: Gestão, Impactos psicosociais e urbanos, Impactos ambientais, Próatividade e Objeto arquitetônico: o processo criativo.

Cada um desses painéis deverá abordar na sequência da escala mais global para a escala mais regional e, assim, esclarecer e discutir toda a amplitude da problemática local.

Os nomes convidados para esses cinco dias de debate, ja confirmados, são:


Dia 17/01/2011 - Segunda-feira


Contextualização e gestão.


Luis Nassif - Jornalista de economia; Introdutor do jornalismo eletrônico no Brasil; cronista e comentarista de economia da TV cultura (confirmado).

Blog de Luis Nassif: http://www.advivo.com.br/luisnassif/


Lúcia Teixeira - Superintendente da SEMACE (Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Estado do Ceará); Procuradora do Estado do Ceará; Professora da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e Coordenadora do Grupo de Monitoramento de Ações Intersetoriais (GMAIS) do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) (confirmada).

Site SEMACE - http://www.ceara.gov.br/?secretaria=SEMACE&endereco=http://www.semace.ce.gov.br/


José Sales - Arquiteto e urbanista; Professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Ceará (UFC); Gestão atual do IAB. (confirmado).


Dia 18/01/2011 - Terça-feira


Impactos psicosociais e urbanos.


André Haguette - Cientista Social; Professor do Departamento de Ciências Sociais da Univer- sidade Federal do Ceará; Membro do GMAIS (confirmado).


Frederico Flósculo - Arquiteto e urbanista graduado pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Mestre em planejamento urbano pela Universidade de Brasília (UnB); Doutorado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, pelo Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília; Professor do departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (UnB); (confirmado).


Temos um terceiro convidado a confirmar.


Dia 19/01/2011 - Quarta-feira


Impactos ambientais.


A confirmar.


Dia 20/01/2011 - Quinta-feira


Atuação e Próatividade.


Membros do instituto Elos. (confirmados).

Site Instituto Elos - http://www.institutoelos.org/


Membros do GMAIS - Grupo de Monitoramento Ações Interinstitucionais. (confirmados)


Dia 21/01/2011 - Sexta-feira


O objeto arquitetônico e o processo criativo.


A confirmar.

3 comentários:

  1. Muito bom!
    tão de parabéns na organização!
    não tem como perder isso não!
    EREA Ceará! \o/

    ResponderExcluir
  2. Agora entendi bem melhor o EREA Ceará ^^
    E..adorei! vai ser lindo *.*
    Hercilia n perderá o EREA Ceará!!!
    chega logo, chega logo...

    ResponderExcluir